Na língua portuguesa, preceito significa: “o que se recomenda praticar, regra. Norma ou o que se ensina, lição, Ação de prescrever,
prescrição, ordem. Norma ou mandamento: preceitos religiosos.”. Em tese, refere-se a uma regra ou conselho sobre o que se deve fazer, um ensinamento ou uma ordem. Na Umbanda, o preceito é um rito preparatório baseado em privações, que vai além de não consumir álcool, não praƟcar atos sexuais e não comer carne vermelha, ele serve como base para a preparação de um rito especifico, e cada rito tem seu próprio preceito.

Há preceitos permanentes e há preceitos transitórios. Os permanentes preparam a alma em sua eternidade. O preceito transitório
prepara o corpo e a alma para um rito específico. O preceito mais comum na Umbanda é a tríade de privações que antecede a gira (gira é o culto, a sessão, o encontro de Umbanda). Consiste na abstinência de álcool, de carne vermelha e de atos sexuais nas vinte e quatro horas que antecedem a gira. Alguns Terreiros utilizam o período de doze ou de oito horas. Eu confesso que com o passar do tempo, o meu preceito antecede as 12 horas antes do rito e essas 12 horas já garante a minha preparação, mas sei que há médiuns que dependem de um tempo maior e eu respeito este. Se perguntarmos a um Umbandista o que é preceito, provavelmente, responderia que é não comer carne, fazer sexo e beber antes da gira, uma resposta sobre uma prática geral.

Porém, como dito acima, esta é a prática vai além e é fundamentada pelo Guias e trás questões mais profundas que essas. Como por exemplo: envolve a abstinência e a privação, afastando os desejos ou hábitos regulares e prazerosos para educar nossos atos e controlar nossos impulsos. Viver uma vida de desejos sem controle é sinal de uma vida espiritual superficial. As privações simples nos ajudam a educar nossa alma e alcançar objetivos espirituais, aonde você quer levar a sua mediunidade. Há uma passagem bíblica que ilustra o poder da abstinência:
Jesus, durante 40 dias e noites no deserto, enfrentou e superou três tentações do Mal, demonstrando que privações podem afastar o orgulho e direcionar a alma para Deus.


Vendo por esse prisma, o preceito não é apenas a privação de deixar de beber, praticar sexo e comer carne vermelha, porque isso não torna a pessoa necessariamente melhor, mas é sim uma meditação sobre a vida, uma reflexão sobre nossos hábitos e desejos. Eu digo que é o calar da matéria para ouvir apenas o EU interior.


Durante o preceito é comum que desejos e tentações se intensifiquem, justamente por se dedicar a este, e a superação dessas
tentações é que fortalece e aprimora a alma. Exemplo sobre isso é o consumo da carne vermelha que em giras de atendimento, até se permite o consumo moderado antes, mas durante um preceito que envolve consagração não, aí é que a vontade de comer a bendita carne vermelha aumenta e o Médium chega até a deduzir que o corpo esteja sentindo falta, como se outros nutrientes não o fossem suficientes para matéria o quanto a carne vermelha o é.


No comum, existem 03 tipos de preceitos:

o Preceito Transitório, que é aquele que acontece antes da Gira, sobre as 03 privações mais o uso de banho de sal grosso e acender uma vela para o Anjo da Guarda;

O Preceito Permanente, que está relacionado à Lei de Umbanda, onde o Médium deve
amar ao próximo como a si mesmo, abster-se de ódio e da maldade, afastarse da corrupção do mundo e de tudo que o afasta de Deus, dos Orixás e dos Guias, além é claro da sua família terrena e espiritual;

E o Preceito Obrigatório, que é o indicado pelo Pai ou Mãe do Terreiro e que segue uma ordem de tipo e tempo determinados pelos Guia Chefe do Terreiro.


Um dos Preceitos Obrigatórios de nossa Casa, é o Amaci, que significa amaciar, tornar receptivo, é um ritual de purificação da nossa mediunidade, uma espécie de reparo periódico, para que não se perca a qualidade da comunicação mediúnica entre o Médium e o Plano Espiritual. Receber o Amaci é entrar em contato direto com o Poder do Oxalá (feito nas águas de
Oxum e com as ervas de Oxóssi), é um momento de grande emoção e que deve estar enveredado pela deferência, amor, devoção, lealdade e comprometimento para com, a Umbanda, com a sua Casa, com o Chefe da Casa, com a sua Mediunidade e com o Plano Espiritual.

Não posso dizer ao certo em que momento da história da TENSP este ritual surgiu, mas sabe-se muito bem a sua finalidade e sua importância desde que foi trazido pelo espírito de Pai Antônio sob ordens de Orixá Mallet. Na página da TENSP tem um áudio explicando com iniciou esse ritual com eles: https://www.tensp.org/audio


Para o Amaci na Vereda da Luz, o nosso Chefe nos orienta que ele seja feito no fim dos trabalhos de caridade no ano, na nossa cachoeira, com as ervas que ele nos orienta e o uso da pemba nas mãos dos Guias da Casa, que um a um nos lavam e trabalham nessa purificação da nossa mediunidade. Por vezes até, invocando os Orixás de Cabeça dos Médiuns que estão sendo lavados (muitos recebem essa unção neste dia). O Preceito (preparação), orientado por ele, é que seja seguido de sete dias ininterruptos, portanto, o iniciamos no sábado anterior o Amaci e o entregamos após a realização do rito. Muita gente do meio umbandista
acha que preceito é bobeira, é firula, é chatice do dirigente. Só que se fosse uma coisa assim tão sem importância, como as pessoas pensam, a espiritualidade não ia perder o seu tempo passando essas orientações, e se eles batem nessa tecla, é porque isso faz uma grande diferença na qualidade do trabalho espiritual. Tanto é que o preceito é disseminado na maioria dos
Terreiros de Umbanda, e nos foi ensinado desde do princípio de nossa religião.


1º Dia (sábado): Buscar recolhimento o máximo possível e isso não é necessariamente ficar retido em casa, mas sim, evitar situações e lugares que possam vir a prejudicar o controle físico e principalmente emocional. Nada o impede de ir trabalhar ou até mesmo fazer um passeio junto a família, em lugares que agregam ao bem estar de todos. E sim, o preceito transitório também estará presente aqui, portanto você deverá não consumir carne vermelha, não ingerir álcool e nem ter relacionamento
sexual, nem com você mesmo, acender uma vela a partir da hora média, em casa, para seu Anjo da Guarda (aqui cabe acender a vela de sete dias, se você lembrar de todo dia fazer sua prece de frente a chama dela para seu Eledá) e no primeiro dia o banho será de coroa pra baixo, sem secar, usando:
pétalas de rosas brancas, alfazema líquida, mel de abelha, boldo (tapete de Oxalá), elevante e sal grosso. Esse é um banho para Oxalá, abrir a sua coroa e deixar o tônus mediúnico (terceiro olho), fortalecido para o proposito de receber o Amaci. Mas lembre-se, nada disso fará sentido se você não estiver recolhido com você mesmo e com a sua espiritualidade.
mas eu trabalho, o que devo fazer? Buscar manter-se preservado do que não for favorável, com bons pensamentos e equilíbrio e se não puder acender a vela e fazer o banho a parƟr da hora médio, faça ao amanhecer, mas sempre em casa

2º Dia (domingo): Além da pratica do recolhimento, igual a do primeiro dia e o acender da vela para o Eledá a partir da hora média em casa, o banho dessa vez será o mesmo até o 6º dia, feito apenas com 7 pedras ou punhado de sal grosso e um punhado de açúcar (equilibrador de energias), cruzando o corpo (sem lavar a coroa) e sem secar.

3º Dia (segunda): Tudo igual ao 2ª dia, mas vamos ter uma Sessão de Descarga no Terreiro nesse dia também, portanto, você terá a mais, duas obrigações: 1 – Chegou no Terreiro, ENTRA, não fique de fora em hipótese alguma, afim dos vampirizadores que lá estão, zombeteiros e obsessores, não lhes atormentar, porque a sua coroa estar aberta. 2 – Terminou a descarga, faça o banho de descarga pós Gira no Terreiro mesmo e vá pra casa, nada de ficar vulnerável.

4º Dia (terça): Igual o 2º dia.

5º Dia (quarta): Igual o 2º dia.

6º Dia (quinta): Tudo igual ao 2ª dia, mas vamos ter uma Sessão aberta ao Público nesse dia e será a hora de nos despedirmos da Assistência, portanto, tocar no ser humano ali será permiƟdo e deve acontecer, porque eles foram e são o fruto principal de nosso trabalho e é por isso que estamos ali, para cuidar da humanidade. Seja humano, compreensivo e atencioso, assim o Preceito Permanente se mostrará fortalecido.

7º Dia (sexta): Além de tudo que fizemos durante a semana e devemos manter, vamos receber no 6º dia a orientação do Chefe sobre as ervas que utilizaremos no banho de assentamento da coroa (fechamento) e em qual momento vamos invocar a Oxum (Orixá do Amaci) e a Oxalá, ratificando o nosso preceito e o nosso propósito ao receber o Amaci.

O rito continuará vibrando em você por algumas horas e irá impactar os seus dias que seguiram após, por isso, mas do que focar no ritual em si, foque numa excelente preparação (preceito), que está fará com certeza, com que você alcance o maior potencial a ser extraído dele.


FLÁVIO COSTA – DIRETOR DE LITURGIA